245 cidadãos ganenses repatriados do Kuwait
Accra, Gana (PANA) - As autoridades ganenses anunciaram, no fim de fim semana, a chegada a Accra de 245 cidadãos seus repatriados do Kuwait, num voo especial.
Esta decisão seguiu-se a discussões entre os Governos dos dois países, pois o Gana fechou as suas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas devido à pandemia do coronavírus (covid-19).
O Governo do Gana concedeu depois uma autorização especial para o desembarque dos repatriados.
O diretor dos Media e Comunicação para a Operação Covid Safety, Dickson Osei Bonsu, declarou que todos os repatriados foram submetidos a testes serológicos, no Kuwait, antes da sua partida e que eles deram todos resultados negativos.
No entanto, o pessoal do Serviço de Saúde do Gana (GHS) efetuou de novo uma despitagem e testes de despistagem do vírus, no último fim de semana, antes de os transportar para os centros de quarentena onde eles deverão ficar durante 14 dias para um outro teste.
Eles serão autorizados a juntar-se às suas famílias, quando o teste for de novo negativo.
Mais de três mil cidadãos ganenses estão bloqueados no estrangeiro e apelaram ao Governo para autorizar o seu regresso ao país.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional afirma ter recolhido dados junto das diferentes missões no estrangeiro e esforça-se para os fazer voltar por via aérea.
-0- PANA MA/ASA/BEH/FK/IZ 25maio2020