Agência Panafricana de Notícias

24 pessoas presas em Paris durante manifestação contra Presidente da Guiné

Paris, França (PANA) - A Polícia deteve quinta-feira na capital francesa, Paris, 24 pessoas que participavam numa manifestação de protesto contra a visita oficial de 72 horas a França do Presidente da Guiné, Alpha Condé, soube a PANA de fonte policial.

Os manifestantes zombaram vivamente o Presidente guineense na Câmara Municipal de Paris onde este se fazia acompanhar da sua delegação para um encontro com o administrador socialista da cidade, Bertrand Delanoë.

"Detivemos 24 pessoas. Elas foram objeto de controlo de identidade, depois se informará", declarou à PANA uma fonte da Prefeitura de Polícia de Paris.

Um outro manifestante foi preso quarta-feira na sede do Movimento das Empresas Francesas (MEDEF) por ter interrompido o Presidente guineense que falava aos empresários franceses.

Organizações da sociedade civil guineense apelaram para um comício quinta-feira para protestar contra « as derivas ditatoriais » do novo poder guineense.

Este agrupamento foi proibido pelas autoridades prefeitorais que desdobraram forças da ordem para assegurar a segurança da visita do Presidente Condé à sede da Câmara Municipal de Paris.

O chefe de Estado guineense chegou terça-feira à capital francesa acompanhado de vários membros do seu Governo e de operadores económicos guineenses.

Ele reuniu-se sucesivamente quarta-feira com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, com o primeiro-ministro François Fillon bem como com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/MAR/IZ 25março2011