Agência Panafricana de Notícias

24 mortos em ataque contra mesquita na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Vinte e quatro pessoas, na sua maioria fiéis muçulmanos, foram mortas e várias outras feridas domingo quando homens armados atacaram a aldeia de Dogon Dawa, no Estado de Kaduna, no norte da Nigéria, noticiou a imprensa local citando a Polícia.

Segundo o comissário da Polícia do Estado, Olufemi Adenaike, o ataque é atribuído a represálias do que a um ato terrorista.

Algumas das vítimas regressavam da oração da manhã, enquanto outras foram atacadas nas suas casas, indicou o comissário.

"O inquérito revela que, sábado, por volta das 12 horas (locais) membros de um grupo de autodefesa de Dogon Dawa deslocaram-se à aldeia de Kuyelle, a cerca de 35 quilómetros, e detiveram pessoas suspeitas de pertencer a um célebre grupo criminoso que aterroriza os seus bairros e conduziu os quatro suspeitos à aldeia de Dogon Dawa para os interrogar", afirmou.

Após esta detenção, prosseguiu, membros da aldeia de Kuyelle mobilizaram vários dos seus vizinhos e deslocaram-se a Dogon Dawa domingo de madrugada para tentar resgatar as quatro pessoas raptadas.

"Eles abateram inocentes, fazendo no total 22 vítimas. Conseguiram salvaguardar duas das quatro pessoas detidas pelo grupo de autodefesa, enquanto as duas outras foram mortas no local durante o ataque", explicou o comissário Adenaike.

A Polícia ainda não procedeu a nenhuma detenção, no quadro deste incidente.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON/IZ 15out2012