Trípoli, Líbia (PANA) - Duzentos e 235 emigrantes ilegais de várias nacionalidades africanas foram resgatados segunda-feira por um patrulheiro da Guarda Costeira da Líbia, quando se dirigiam para a costa europeia a bordo de uma canoa e três embarcações.
No final da operação de resgate, os migrantes foram desembarcados no porto da refinaria de Zawiya e entregues às autoridades competentes da cidade.
O Órgão contra a emigração ilegal tem, no âmbito do seu papel humanitário, acompanhado o processo de assistência destes migrantes e vai completar os procedimentos para o seu repatriamento, em total segurança.
Esta operação de resgate foi realizada no quadro dos esforços humanitários e tarefas soberanas para proteger a costa da Líbia, prestar serviços de busca e salvamento e salvar as vidas de migrantes ilegais no mar.
Desde o início de 2021, mais de 28 migrantes ilegais foram resgatados ou intercetados e levados para a Líbia, país de acolhimento e trânsito de migrantes, atormentado, nos últimos anos, por ondas de migrantes explorados por redes de traficantes que se aproveitam da insegurança.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 22nov2021