22 migrantes clandestinos socorridos no oeste de Tripoli
Trípoli, Líbia (PANA) - Vinte e dois imigrantes ilegais foram resgatados e três corpos recuperados depois do naufrágio de um pequeno barco de pesca, ao largo de Khoms, a 64,5 quilómetros do porto de Tripoli, anunciou sábado o Ministério líbio do Interior.
Numa nota, o Ministério precisa que o barco transportava 35 emigrantes ilegais de diferentes nacionalidades, na sua maioria dos países árabes.
Participaram na operação de salvamento duas traineiras de pesca líbios "Zarka 1" e "Zarka 2", acrescentou.
A mesma fonte explicou que a operação de resgate foi realizada em coordenação com todas as partes interessadas do porto de Tripoli e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Após o seu desembarque, no porto, foram tomadas as medidas necessárias para entregar os migrantes ao Órgão de Luta contra a Migração Ilegal.
Em agosto passado, o Ministério do interior do Governo de unidade nacional anunciou o resgate de 67 imigrantes ilegais, a 18 milhas náuticas de Abu Kamach (oeste), onde um barco naufragou, quando os ocupantes tentavam emigração ilegalmente para a Europa.
A Líbia, país de destino e trânsito da emigração ilegal para a Europa, está confrontada, nos últimos anos, com um fluxo significativo de migrantes ilegais estimado em mais de um milhão de pessoas que esperam a oportunidade de embarcar para atravessar o Mediterrâneo até à Europa.
-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 27set2020