Agência Panafricana de Notícias

210 soldados líbios mortos desde ofensiva contra "Daech" na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – No total, 210 soldados das tropas do Governo líbio de União Nacional foram mortos e mais de 800 outros ficaram feridos desde o lançamento, em maio último, da operação militar “al Bouniane al-Marsous” (Arquitetura Blindada) a fim de repelir o Daech (Estado Islâmico) do seu bastião de Sirtes, a cerca de 450 quilómetros a leste de Tripoli, anunciou o porta-voz da operação, o brigadeiro Mohamedd Al-Ghasri.

O general Al-Gharsi declarou quarta-feira à noite, que o Daech possui nas suas fileiras « mercenários » e que recrutava « combatentes estrangeiros muito eficazes, em particular atiradores emboscados ».

Segundo ele, estes mercenários são cidadãos dos países africanos, nomeadamente da Somália, do Mali e de outras nacionalidades de países árabes.

Evocando a evolução da situação no terreno em Sirtes, acrescentou que as forças da operação militar fizeram progressos em todos os eixos da frente de combate na cidade.

Além disso, o Centro de Imprensa da Operação « Arquitetura Blindada » anunciou que as suas forças conseguiram quarta-feira abortar um ataque de carro armadilhado conduzido por um kamikaze da Daech em Sirtes, precisando que as suas tropas continuavam a avançar em todos os eixos na cidade desde terça-feira.

Terça-feira, confrontos mais sangrentos opuseram as forças progovernamentais aos combatentes da organização Daech em Sirtes, fazendo mais de 40 mortos nas fileiras das tropas da operação militar que conseguiram controlar os cinco novos sítios na cidade.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 23junho2016