Agência Panafricana de Notícias

210 soldados burundeses partem para missão de paz na Somália

Bujumbura, Burundi (PANA) - Cerca de 210 soldados burundeses rumaram quinta-feira para Mogadíscio com vista a substituir o contingente burundês em fim de missão de manutenção da paz na Somália, soube-se de fonte próxima da Força de Defesa Nacional e Antigos Combatentes (FDNAC), em Bujumbura.

Os primeiros contingentes de soldados burundeses começaram a desdobrar-se na Missão de Manutenção da Paz na Somália (AMISOM) sob a liderança da União Africana (UA) desde 2007 e, mais recentemente, na República Centroafricana (RCA).

Segundo o porta-voz da FDNAC, coronel Gapard Baratuza, está previsto nos próximos dias o desdobramento de mil e 850 soldados burundeses encarregados de substituir os seus companheiros de armas na Somália, e de 850 na República Centroafricana.

O coronel Baratuza desmentiu os rumores segundo os quais os militares burundeses ter-se-iam tornado "indesejáveis" no seio das missões de manutenção da paz no estrangeiro devido à degradação da situação de segurança e sociopolítica no Burundi.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 11junho2015