Agência Panafricana de Notícias

210 mil pessoas deslocadas na República Centroafricana

Nairobi, Quénia (PANA) - Cerca de 210 mil pessoas foram deslocadas pela violência nas últimas duas semanas em Bangui, capital da República Centroafricana (RCA), atormentada por combates, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

"Em Bangui, o nosso pessoal relata tiros contínuos e uma psicose do medo", afirmou o porta-voz do ACNUR num comunicado divulgado em Bangui.

Ele acrescentou que, segunda-feira última, à saída da cidade, "registamos cerca de 40 mil pessoas deslocadas entre 5 e 6 do corrente, mas que eram inacessíveis devido a combates mortíferos".

Para fugirem dos combates e da insegurança, centenas de pessoas recorreram no fim de semana a pirogas para atravessarem o rio Oubangui em direção a Zongo, no norte da República Democrática do Congo (RDC), apesar do encerramento oficial da fronteira e do risco de serem abatidos, lê-se na nota.

Segundo o balanço oficial, mil e 815 pessoas chegaram a Zongo, o que eleva para três mil o número total de refugiados centroafricanos desde 5 de dezembro, dia em que a instabilidade se iniciou no país.

Há 15 dias, cerca de cinco mil e 600 pessoas foram deslocadas desde a retomada dos combates entre forças de autodefesa anti-Balaka e combatentes do ex-movimento rebelde Seleka, atualmente no poder.

-0- PANA DJ/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 19dez2013