Agência Panafricana de Notícias

21 mortos e 11 feridos na Líbia em março, diz ONU

Tripoli, Líbia (PANA) – Trinta e duas vítimas civis, incluindo 21 mortos e 11 feridos, foram registadas de 1 a 31 de março de 2016 pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) durante hostilidades neste país, soube-se de fonte oficial.

Entre as vítimas figuram sete crianças mortas e quatro outras feridas, dez homens mortos e cinco feridos e quatro mulheres mortas e duas outras feridas, indica um comunicado divulgado sexta-feira última pela MANUL.

A maioria dos mortos é constituída por civis ao passo que os feridos foram causados por disparos (13 mortos e seis feridos), enquanto a segunda principal causa de morte foi bombardeamentos por artilharias e outras armas indiretas (três mortos), os restos dos explosivos de guerra (dois morots e cinco feridos), engenhos explosivos de guerra (dois mortos e cinco feridos) e explosivos artesanais (um morto), lê-se na nota.

A MANUL registou nove mortos e oito feridos em Benghazi, no nordeste do país, cinco mortos em Zaouia, dois mortos em Ajdabia, dois mortos e três feridos no al-Azizia, dois mortos em Sabratha e um morto em Derna, no leste.

Tendo em conta o acesso limitado e as múltiplas partes envolvidas no conflito, que não tomaram a responsabilidade por incidentes particulares, a MANUL não conseguiu determinar com certeza que parte causou estas perdas de vidas dos civis.

Exceto as vítimas civis, a MANUL registou 18 execuções por grupos armados de supostos opositores.

O Conselho de Chhoura (Revolucionários) de Moudjahidine de Derna cometeu oito execuções de presumíveis membros de grupos, prometendo obediência ao Estado Islâmico no Iraque e o Levant (ISIL), Deach (Estado Islâmico), precisou o comunicado.

Grupos armados de Ouerchafana raptaram e executaram seis homens, enquanto grupos obedientes a Daech abateram cinco homens em Sirtes, no centro líbio.

As perdas civis foram assinalados na Tunísia devido ao conflito armado na Líbia. No início de março último, grupos obedientes ao Daech ultrapassaram a fronteira da Líbia com a Tunísia, causando confrontos perto da cidade de Ben Guerdane, matando pelo mês quatro civis, de acordo com a fonte.

-0- PANA BY/BEH/IBA/MAR/DD 02abril2016