Agência Panafricana de Notícias

21 elefantes morrem sedentes em reserva natural no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- Pelo menos 21 elefantes pereceram em Maio último numa reserva natural em Gourma, no leste do Mali, revelou segunda-feira um relatório da Direção Nacional das Águas e Florestas.
Segundo a fonte, 13 crias machas figuravam entre os 21 casos recenseados de uma manada de 181 elefantes confrontados com a sede e que viviam numa zona ecologicamente favorável.
Treze dos paquidermes morreram em diferentes lugares do percurso, ao passo que oito sucumbiram nas imediações do Lago Aougoundou, lê-se no documento.
Protegidos e considerados como património ecológico e cultural, os elefantes de Gourma suportam, desde há várias décadas, ciclos de seca initerruptos com o esgostamento de charcos e de lagos, bem como uma diminuição de chuvas, ao passo que a sua população aumenta paralelamente, indica o relatório.
Estes animais foram estimados, entre 1972 e 1974, em 550 cabeças, segundo um reconhecimento aéreo efetuado na mesma altura, mas o número subiu posteriormente para 354 a 654 indivíduos, de acordo com uma outra operação de reconhecimento aéreo de 2006.
Entre 2002 e 2007, os recenseamentos efetuados cifravam em 322 a 244 elefantes esta população paquidérmica na reserva natural de Gourma, situada entre o Burkina Faso, o Mali e o Níger.