202 emigrantes clandestinos intercetados em mar ao largo da costa líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Duzentos e dois emigrantes clandestinos foram resgatados ou intercetados no mar Mediterrâneo e devolvidos à Líbia entre 17 e 23 de abril corrente, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Segundo a OIM, este número é superior ao da semana anterior em que 45 emigrantes clandestinos regressarem ao país, entre 10 e 16 de abril corrente.
Sábado último, 541 emigrantes ilegais, de diferentes nacionalidades, foram intercetados e trazidos de volta pelos serviços de segurança da cidade de Misrata, a 220 quilómetros no leste de Trípoli.
Numa publicação segunda-feira última sobre a atualização das estatísticas de emigração, o Escritório da OIM na Líbia precisou que 4.215 indivíduos trazidos de volta ao país, desde o início de 2022, incluindo 3.653 do sexo masculino e 125 menores.
Durante o mesmo período, 101 pessoas morreram durante a travessia do Mar Mediterrâneo e 410 outras foram dadas como desaparecidas, incluindo 390 mulheres e 47 meninas menores de idade, segundo a OIM.
Com a aproximação da época estival e a melhoria das condições meteorológicas, favoráveis à navegação marítima, o fenómeno de emigração ilegal a partir da costa líbia aumenta consideravelmente.
País ao mesmo tempo de trânsito e destino de emigrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com ondas migratórias ilegais, que procuram atravessar o Mediterrâneo para as costas europeias.
Redes de contrabandistas e de traficantes de seres humanos aproveitaram-se da insegurança prevalecente naquele país da África do Norte para explorarem estes emigrantes.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 26abril2022