Agência Panafricana de Notícias

200 novos médicos cubanos esperados em Angola

Luanda- Angola (PANA) -- Mais 200 médicos cubanos devem chegar a Angola nos próximos meses para se juntar aos cerca de mil 300 outros profissionais da saúde que trabalham no país, para reforçar a assistência à população, revelou terça-feira, em Luanda, o embaixador cubano em Angola, Pedro Ross Leal.
Falando à imprensa, após uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) de Angola, Paulo Kassoma, o diplomata cubano disse que os novos médicos chegam ao país tão logo estejam criadas as condições do seu alojamento.
Lembrou que trabalham já em Angola mil e 300 profissionais da saúde entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros, espalhados por 70 municípios do país.
Por outro lado, acrescentou, foram abertas escolas de medicina em Angola com o apoio de profissionais cubanos nas províncias de Benguela (centro litoral), Cabinda e Malanje (norte), Huíla (sul) e Huambo (centro).
Para além dos quadros do sector da saúde, Cuba já enviou para Angola cerca de 600 docentes que leccionam nas Universidades Agostinho Neto (pública) e privadas do país, indicou Pedro Leal citado pela Agência Angola Press (Angop).
Segundo ainda a fonte, 100 estudantes angolanos preparam-se para efectuar o curso de medicina em Cuba, onde já se encontram, desde o ano passado, 108 outros discentes angolanos.