Agência Panafricana de Notícias

200 mil dólares americanos falsos descobertos em hotel no norte do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Duzentos mil dólares americanos falsos foram descobertos, quarta-feira, num grande hotel de Ngozi, no norte do Burundi, soube a PANA de diversas fontes concordantes no local.

De todas notas encontradas, apenas uma de 100 dólares é autêntica e teria sido poupada para servir de modelo de imitação, segundo vários correspondentes da imprensa em Ngozi, terceira maior cidade do país, que citam fontes policiais no local.

A imprensa local relatou igualmente um assunto três falsificadores, dos quais dois Burundeses e um congolês da República Democrática do Congo (RDC), presos no mesmo hotel com produtos de fabrico de divisas falsas.

Presumível mentor desta negociata, o Congolês foi apanhado com documentos falsos de identidade, incluindo um crachá de funcionário das Nações Unidas na RD Congo, de acordo com a fonte.

Os falsificadores teriam passado a primeira noite de detenção preventiva na Cadeia Central de Ngozi enquanto se aguarda pelo seu julgamento, de acordo com a fontes.

O Código Penal burundês prevê a prisão perpétua para qualquer pessoa culpada de contrafação de moeda, soube-se da mesmas fonte.

-0- PANA FB/TBM/IBA/FK/DD 24fev2011