Bamako, Mali (PANA) - O balanço provisório da emboscada de domingo contra um comboio das Forças Armadas do Mali (FAMA), perto de Goma Coura, na região de Segou (centro), é de cerca de 20 mortos, vários desaparecidos, oito veículos apreendidos e alguns feridos em estado grave, relata a Agência Maliana de Notícias( AMAP), citando fontes bem informadas.
Uma patrulha militar de 64 soldados, incluindo dois tenentes e 12 veículos, caíu nesta emboscada montada por elementos não identificados na localidade de Bouka Were, situada a 18 quilómetros a sudeste de Diabaly, na mesma região, de acordo com as mesmas fontes.
Os atacantes detonaram primeiro uma bomba, seguindo-se um fogo cruzado com armas automáticas.
"Os soldados tentaram defender-se, mas, face ao poder de fogo inimigo, dispersaram-se, mesmo com a intervenção de helicópteros", dizem as fontes.
No final do confronto, quatro veículos, a bordo dos quais se encontravam 20 soldados, escaparam da zona de combate antes de abandonarem um veículo atolado na lama, após recuperarem uma arma que com eles vinha.
Por outro lado, quarenta e quatro elementos, incluindo dois tenentes, a bordo de oito veículos, continuam desaparecidos, apesar das missões de reforço enviadas ao local das buscas levadas a cabo pela Força Aérea Maliana.
De momento, nem as Forças armadas malianas, nem o Governo maliano, deram informações oficiais sobre este enésimo ataque ocorrido não muito longe da fronteira com a Mauritânia.
-0- PANA GT/BEH/SOC/DIM/DD 15junho2020