Niamey, Níger (PANA) – Vinte pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas numa confusão segunda-feira última, em Diffa, no extremo-leste do Níger, fronteiriço da Nigéria, durante uma distribuição gratuita de víveres na Casa de Jovens e Cultura da localidade, soube a PANA de fonte oficvial no local.
As vítimas são, na sua maioria, as vítimas, são refugiados nigerianos e deslocados internos, nomeadamente mulheres e crianças, de acordo com a fonte.
Esta tragédia foi provocada por um impulso de generosidade, precisamente a distribuição de bens alimentares, de dinheiro e de outros materiais, por iniciativa do governador do Estado nigeriano de Borno, no nordeste do país, Baba Gana Oumara Zulum, que, no momento dos factos, se encontrava de visita de trabalho a Diffa.
O governador, Baba Gana Oumara Zulum, acompanhado por uma forte delegação veio avistar-se com o seu homólogo de Diffa, Issa Lemine, sobre a gestão da situação de segurança e constatar pessoalmente as condições em que vivem os seus compatriotas, refugiados no Níger, para escaparem a ataques da seita Boko Haram, que impera tanto na Nigéria como Níger, na província de Diffa.
A localidade de Diffa, próxima da Nigéria, alberga mais de 300 mil refugiados nigerianos e deslocados internos, indica-se.
-0- PANA SA/JSG/FK/DD 18fev2020