Agência Panafricana de Notícias

20 corpos sem vida de emigrantes resgatados ao largo de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Vinte corpos sem vida pertencentes a emigrantes que se encontravam num navio naufragado sexta-feira última ao largo de Tripoli foram resgatados domingo, indicaram fontes próximas da segurança.

"Estes corpos resgatados hoje fazem parte dum grupo de 130 pessoas candidatas à emigração clandestina para a Europa e cuja embarcação naufragou, há dois dias, ao largo de Tripoli", indicou o porta-voz da Marinha líbia, Ayoub Gacem.

Acrescentou que, durante a intervenção das unidades da Marinha líbia, 52 destes indivíduos foram salvos, que quatro cadáveres foram encontrados no local e que 74 foram dados como desaparecidos.

"Os 20 corpos pertencem provavelmente às pessoas desaparecidas e os candidatos à emigração clandestina são todos originários da África Subsariana", afirmou.

Por outro lado, 52 pessoas em situação irregular, de origem africana, foram detidas domingo em Sirtes (centro do país), indicou uma fonte próxima dos serviços de segurança locais.

Mais de mil candidatos à emigração clandestina, maioritariamente oriundos da África Subsariana, foram intercetados nas últimas semanas nas águas líbias quando tentavam deslocar-se à Europa a bordo de várias embarcações obsoletas.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração, fronteiriço de seis países subsarianos, a Líbia faz face a uma grande onda de emigrantes clandestinos desde a destituição, em agosto de 2011, do regime de Muamar Kadafi (ditador líbio), após 42 anos de poder sem partilha.

O Governo líbio anunciou, domingo, o seu compromisso de respeitar todos os tratados e acordos relativos à luta contra a emigração clandestina, depois da declaração do seu ministro do Interior por interino, Salah Mazeg, na qual ele ameaçou facilitar a passagem de emigrantes, se a Europa não ajudasse o seu país.

A Itália salvou, na semana finda, cerca de quatro mil e 362 viajantes secretos ao largo da sua ilha de Lampedusa, depois de, desde o início de 2014, ter acolhido mais de 20 mil outros.

-0- PANA BY/IS/IBA/MAR/DD 12maio2014