Dakar, Senegal (PANA) – Vários chefes de Estado e de Governo africanos chegaram esta terça-feira a Diamniadio, a 40 quilómetros a leste de Dakar, para assistir à cerimónia de prestação de juramento do seu homólogo senegalês, Macky Sall, reeleito à magistratura suprema do seu país em fevereiro último, para um novo mandato de cinco anos.
Entre eles figuram os Presidentes do Burkina Faso, de Cabo Verde, de Madagáscar, da Libéria, do Mali, do Níger, da Guiné-Bissau, da Gâmbia, da RD Congo, do Togo, da Mauritânia, da Nigéria, do Rwanda, os primeiros-ministros da Etiópia, do Gabão e do Gana.
Vários países estão representados na cerimónia por fortes delegações, dos quais os Estados Unidos, França, a Turquia e a Árabia Saudita.
O Presidente Sall foi reeleito logo na primeira volta, a 24 de fevereiro último, com dois milhões 554 mil 605 votos, ou seja 58,26 porcento dos sufrágios, diante do seu principal adversário, Idrissa Seck, que obteve 898 mil 674 votos, ou seja 20,5 porcento dos votos.
Ele vai assim iniciar o seu último mandato, pois, segundo a Constituição do país, “ninguém pode exercer mais de dois mandatos presidenciais consecutivos”.
-0- PANA AAS/JSG/FK/DD 2abril2019