20 cadáveres de emigrantes descobertos na fronteira entre Líbia e Tchad
Trípoli, Líbia (PANA) - Vinte corpos sem vida de emigrantes clandestinos, descobertos na fronteira entre a Líbia e o Tchad, foram recuperados quarta-feira pelos serviços do Órgão de Socorros e Emergência de Koufra, no extremo sul da Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
Num comuncado, o Órgão de Socorros precisou que os cadáveres foram descobertos a mais de 300 quilómetros no sul de Koufra e a 120 quilómetros da fronteira entre os dois países.
A mesma fonte indicou que a viatura em que eles viajavam dirigia-se do Tchad para a Líbia, e que avariou mesmo quando atravessavam o deserto.
No seu comunicado, o Órgão sublinhou que os mortos foram transferidos na presença do Ministério Público e da Polícia, na cidade de Koufra, onde todas as medidas legais foram tomadas relativamente aos cadáveres.
Assinalou que os procedimentos de inumação já se iniciaram.
Este incidente não é o primeiro do género, pois as Forças de Apoio Rápido Sudanesas anunciaram, em maio último, ter conseguido socorrer 10 sudaneses e um líbio, de um infortúnio, depois de se terem perdido no deserto e a sua viatura ter avariado durante três dias, com reservas de víveres e água esgotadas.
País ao mesmo tempo de trânsito e destino para emigrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com várias ondas migratórias.
Alguns emigrantes são vítimas de redes de passadores, traficantes e/ou tráfico de pessoas que se aproveitam da insegurança para os explorar através da organização de viagens que se iniciam com um périplo pelo deserto antes embarcarem em barcos inapropriados, a todo o risco, rumo à Europa.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 30junho2022