Agência Panafricana de Notícias

20 assentos para futuro Senado marroquino

Rabat, Marrocos (PANA) – O futuro Parlamento marroquino contará 415 assentos, incluindo 120 para a Câmara dos Conselheiros (Câmara Baixa) em vez dos atuais 270, ou seja o máximo previsto pela nova Constituição adotada a 1 de julho último, noticiou terça-feira o jornal local “La Vie-Eco”.

Trata-se duma das novidades do projeto de lei orgânico da segunda Câmara, depositado junto desta após a sua adoção recentemente em Conselho de Ministros, indicou o jornal, acrescentando que os futuros conselheiros devem ter pelo menos 30 anos de idade.

Por seu turno, os assentos dos sindicatos serão reduzidos de 27 para 12, ao passo que 60 porcento dos conselheiros sairão das coletividades territoriais, sublinhou o jornal francófono independente.

Segundo a publicação, as mulheres, que são quase ausentes da atual composição da Câmara, estarão muito presentes no futuro Senado marroquino, revelando que a lista eleitoral será obrigatoriamente estabelecida de maneira a que dois candidatos do mesmo sexo não se sigam.

Para além disso, o texto precisa que os conselheiros não poderão candidatar-se às eleições da primeira Câmara.

A sessão autónoma do Parlamento será aberta sexta-feira próxima sob a presidência efetiva do rei Mohamed VI.

-0- PANA HBK/TBM/SOC/MAR/IZ 12out2011