Agência Panafricana de Notícias

20 arguidos na tentativa de golpe de Estado em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Vinte pessoas foram constituídas arguidas no quadro das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado desmantelado a 4 de agosto último, anunciou quinta-feira a Procuradora Geral da República.

“Fazem parte dos 20 arguidos, três cidadãos de nacionalidade espanhola e dois São-tomenses detidos preventivamente desde então para investigação”, esclarece uma nota da Procuradoria-Geral da República a que a PANA teve acesso no local.

Os vinte arguidos são acusados de três crimes de conjura, de três crimes de alteração do estado de direito, de crimes de atentado contra o Presidente da Republica e de crime de associação criminosa.

São-lhes igualmente atribuídos os crimes de posse de armas proibidas, de engenhos e de substâncias explosivas bem como de crime de contrafação de moedas.

De acordo com a nota, a Procuradoria-Geral da Republica dá assim concluído um processo de investigação de mais de dois meses, levado a cabo pela polícia judiciária são-tomense, com o apoio de Portugal e da Interpol (Polícia Internacional).

O processo prossegue agora no Tribunal da Primeira Instância para efeito de julgamento.

-0- PANA RMG/DD 09nov2018