Agência Panafricana de Notícias

2 mortos na evasão de prisioneiros em Kasapa, no sudeste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A evasão de reclusos quarta-feira da prisão central de Kasapa, no sudeste da República Democrática do Congo (RDC), favorecida pelo ataque desta penitenciária por um comando, fez dois mortos incluindo um polícia, indicou à imprensa em Kinshasa o vice-primeiro-ministro do Interior, Adolphe Lumanu N´sefu.

"Dos 967 evadidos, 150 foram recuperados até agora", indicou Lumanu, antes de solicitar a cooperação da população para deter os outros fora-da-lei ainda em fuga.

Segundo o vice-primeiro-ministro, a evasão ocorrida num dia previsto para a visita dos familiares dos reclusos da cadeia central de Kasapa foi facilitada pelo ataque da prisão por um comando de oito homens armados e disfarçados.

"Chegado a bordo dum autocarro, o comando disparou balas para aceder ao interior da prisão, mantando um elemento da Polícia militar bem como uma criança que acompanhava o seu pai para visitar um familiar seu", afirmou.

"Uma vez no interior da prisão, o comando libertou Kyungu Mutanga Gédeon, antigo senhor de guerra que tinha semeado o terror durante o período dos confrontos de 2002 a 2005, na província do Katanga (sul) e que tinha sido condenado pelo Tribunal militar de Lubumbashi por crime contra a humanidade ", indicou.

Após este ataque, o comando deixou a barreira da prisão aberta, facilitando assim a evasão dos presos.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/IZ 08set2011