Túnis, Tunísia (PANA) – Uma embarcação que transportava migrantes clandestinos naufragou terça-feira, ao largo de Sfax, um porto do sul tunisino, fazendo dois mortos cujos corpos foram recuperados pelos guardas-costeiros, anunciou um porta-voz da Guarda Nacional tunisina.
Numa declaração à PANA, Houssameddine Jbabli deu conta de nove sobreviventes socorridos pelas unidades da Guarda Nacional que continuam as pesquisas para encontrar os desaparecidos cujo número se situa entre 14 e 16 pessoas.
O porta-voz indicou que, durante as últimas 48 horas, 10 tentativas de migração irregulares foram abortadas pelos guardas costeiros tunisinos que detiveram 192 pessoas, todas de nacionalidade tunisina, alem de três de nacionalidade iraquiana, das quais dois homens e uma mulher, procurados pelas autoridades tunisinas por tentativa de passagem ilegal das fronteiras.
A multiplicação das operações de migração clandestina acontece na altura em que a Tunísia vive na efervescência das eleições presidenciais que mobilizaram mais de 100 agentes de segurança e soldados, segundo os dados oficiais.
-0- PANA BB/TBM/MAR/IZ 18set2019