Agência Panafricana de Notícias

2.912 pessoas mortas de cólera em África, segundo OMS

Brazzaville, Congo (PANA) - A cólera causou a morte de duas mil e 912 pessoas no ano passado, em África, declarou sexta-feira o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, o Angolano Luís Gomes Sambo.

Falando durante uma reunião com os membros do corpo diplomático acreditados no Congo, Sambo afirmou que 25 dos 46 países da região africana registaram, em 2011, dois mil e 912 mortos dos 105 mil 222 casos de cólera declarados.

Segundo ele, um reforço das ações de prevenção e luta contra a doença ajudaria a reduzir significativamente o número e a amplitude das epidemias em África.

"Estas ações deverão compreender, entre outras, a melhoria das condições de higiene, o crescimento do acesso à água potável, um tratamento adequado dos casos, a implicação de todas as camadas da sociedade bem como uma coordenação multissetorial das ações de prevenção", preveniu o diretor-regional da OMS para África.

Luís Sambo lembrou que as epidemias ocasionam não só importantes perdas em vidas humanas mas igualmente perdas económicas consideráveis.

-0- PANA MB/AAS/MAR/IZ 10fev2012