Agência Panafricana de Notícias

195 migrantes ilegais salvos de afogamento ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Pelo menos 195 migrantes clandestinos foram salvos do afogamento, em duas operações distintas, ao largo do Mediterrâneo por guardas costeiros líbios, revelou o porta-voz oficial da Marinha líbia, o coronel Ayoub Omar Kassem.

A patrulha de controlo dos guardas costeiros líbios intercetou segunda-feira última, de manhã cedinho, uma embarcação que transportava 103 migrantes de diferentes nacionalidades africanas, entregues posteriormente ao Escritório de Luta contra a Migração Clandestina em Tripoli, precisou o coronel Kassem.

Numa operação similar, os guardas costeiros líbios salvaram 92 outros clandestinos africanos cuja embarcação ficou avariada ao largo do mar, perto da plataforma petrolífera offshore « al-Bouri », da Líbia.

As costas líbias registam regularmente a presença de migrantes clandestinos que tentam deslocar-se à Itália e estas tentativas têm muitas vezes consequências trágicas, nomeadamente a morte de centenas de migrantes ilegais.

A Líbia está confrontada, nomeadamente nesta fase de transição atual, com fluxos de cidadãos provenientes essencialmente de países da África Subsariana, indica-se.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 17dez2013