193 emigrantes trazidos de volta às costas líbias, diz OIM
Trípoli, Líbia (PANA) – Cento e noventa e três emigrantes foram reconduzidos para as costas na Líbia, de 10 a 16 de julho corrente, anunciou segunda-feira, a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Segundo a OIM, o facto ilustra o prosseguimento do fenómeno da emigração clandestina a partir do litoral líbio no Mar Mediterrâneo, em direção à Europa.
De acordo com uma publicação sobre a atualização marítima efetuada pela Representação da OIM na Líbia, desde o início deste ano 10.465 emigrantes foram expulsos e desembarcados nas costas líbias, incluindo 9.371 homens, dos quais 300 meninos, 694 mulheres, nomeadamente 100 meninas.
Por outro lado, 176 pessoas morreram durante a travessia enquanto 634 outras foram dadas como desaparecidas durante o período de 1 de janeiro a 16 de julho corrente.
Em 2021, durante o período entre janeiro e dezembro, 32.425 emigrantes foram trazidos de volta àas costas líbias, enquanto 662 pessoas morreram afogadas e 891 outras foram dadas como desaparecidas.
País ao mesmo tempo de trânsito e destino para emigrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com várias ondas importantes de emigrantes, alguns dos quais vítimas de redes de passadores ou traficantes de pessoas que se aproveitam da insegurança no país para os explorarem através de viagens a bordo de barcos inadequados, rumo à Europa, por sua conta e risco.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 19julho2022