Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e 190 corpos foram encontrados em hospitais e valas comuns, em Tarhouna, 100 km a sul da capital líbia, Tripoli, e em zonas a sul desta cidade, após a derrota da rebelião do marechal Khalifa Haftar, desde 5 de junho corrente, anunciaram as forças fiéis ao Governo de União Nacional.
Os 190 corpos foram encontrados em locais antes ocupados pelas forças de Haftar, de acordo com estatísticas divulgadas sábado pela operação militar "Vulcão da Ira" das forças governamentais líbias.
O Governo líbio acusou as forças de Haftar de cometer vários crimes, em Tarhouna, seu último reduto no oeste do país, onde foram descobertas valas comuns e mais de 100 corpos no morgue hospitalar da cidade que com vestígios de tortura e impactos de bala.
As forças de Haftar colocaram minas e outros engenhos explosivos, em zonas da periferia sul de Tripoli, após a sua retirada, causando 39 mortos e 71 feridos entre os deslocados, e impedindo os civis de regressar às suas casas após um ano de guerra.
O Governo líbio está a solicitar apoios internacionais para formar uma comissão de inquérito sobre as atrocidades cometidas pelas forças de Khalifa Haftar.
As autoridades continuam a documentar estas violações com provas para processar as pessoas envolvidas perante os tribunais nacionais ou internacionais, incluindo o Tribunal Penal Internacional.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 21junho2020