190 Tunisinos repatriados da Líbia
Túnis, Tunísia (PANA) - Um novo contingente de cerca de 190 Tunisinos atravessou quarta-feira à noite a passagem fronteiriça entre a Líbia e a Tunísia, em Ras Jedir, apurou a PANA de fonte segura em Túnis.
Após cumprirem formalidades de segurança e de saúde necessárias, os Tunisinos deviam embarcar em autocarros rumo aos centros de contenção obrigatória nas suas respetivas regiões de origem para passarem o período de observação sanitária de 14 dias.
Desde o início da crise de coronavírus (Covid-19), cerca de quatro mil 500 Tunisinos, na sua maioria trabalhadores residentes na Líbia, regressaram à Tunísia em massa.
Na última semana, 300 tinham atravessado o posto fronteiriço de Ras Jedir, onde preparativos logísticos reforçados asseguraram a sua transferência para hotéis requisitados para alojamento durante o período de contenção, afirmou o governador de Medenine, a capital da região.
Autoridades tunisinas tomaram medidas rigorosas de controlo de identidade dos repatriados a fim de evitarem a infiltração de pessoas suspeitas procuradas pela justiça por pertencerem a organizações terroristas.
De acordo com fontes concordantes, mais de 60 mil Tunisinos residem na vizinha Líbia, onde trabalham em vários setores de atividade.
-0- PANA BB/DIM/DD 13maio2020