Trípoli, Líbia (PANA) - Dezanove migrantes clandestinos de diversas nacionalidades africanas foram socorridos, quarta-feira à noite, por um patrulhador da Guarda Costeira líbia, após o naufrágio da sua embarcação rumo às costas europeias, indica um comunicado da Marinha líbia.
No termo da operação de salvamento, os migrantes foram desembarcados na base naval de Tripoli e entregues ao Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina para assistência humanitária e procedimentos de repatriamento.
País ao mesmo tempo de destino e trânsito, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com várias ondas de migrantes clandestinos explorados por redes de traficantes que se aproveitam da insegurança no país.
Desde o início deste ano de 2021, cerca de 14 mil 338 migrantes clandestinos foram socorridos ou intercetados e recambiados para a Líbia dos quais 12 mil 818 homens e 356 mulheres.
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), 194 migrantes morreram e 492 foram dados como desaparecidos.
A OIM indicou que, no ano passado (2020), 11 mil 891 migrantes foram recambiados para a Líbia, 381 morreram e 597 foram dados como desaparecidos.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 24junho2021