19 emigrantes clandestinos intercetados ao largo da costa tunisina
Tunis, Tunísia (PANA) - Dezanove emigrantes clandestinos tunisinos foram intercetados, domingo, a bordo dum barco, a 30 quilómetros ao largo leste da cidade de Sousse (a 140 quilómetros a sul de Túnis), quando tentavam rumar para a Itália, soube a PANA de fonte de segurança.
Também foi capturado um passador que estava entre os emigrantes clandestinos, cujas idades variam entre os 11 e os 35 anos, segundo a Marinha Tunisina.
Entre os detidos encontravam-se respetivamente dois irmãos de 11 e 13 anos de idade, levados ao ponto de partida do barco por um dos seus vizinhos, que negociou com o passador, em seu nome, para lhes permitir juntarem-se aos seus pais residentes na Itália, segundo a fonte.
As costas tunisinas tornaram-se num ponto de partida para várias tentativas de migração clandestina rumo às costas europeias.
Os casos de migração clandestina de pequenas embarcações, a partir da costa tunisina para a Itália, acontecem diariamente, envolvendo famílias, nomeadamente, jovens, graças a condições meteorológicas favoráveis, assinala-se.
Unidades da Marinha tunisina impediram seis operações de migração clandestina quinta e sexta-feiras últimas, prendendo 156 migrantes clandestinos tunisinos, incluindo uma criança de cinco anos de idade, refere-se.
O número de migrantes clandestinos, que chegam às costas italianas, desde o início de julho corrente, ascende a dois mil 438 pessoas, ou 100 migrantes por dia, afirmou o Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais.
Segundo o Fórum, um total de três mil 988 migrantes clandestinos tunisinos chegaram à Itália desde o início do ano de 2020.
-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/DD 27julho2020