19 corpos abandonados por indíviduos não identificados no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Dezanove corpos abandonados por desconhecidos foram encontrados na aldeia de Peh, no centro do Mali, onde unidades das Forças Armadas do Mali (FAMA) intervieram quinta-feira, depois de um ataque por indíviduos não identificados que semeiam o terror na zona fronteiriça entre o Mali e o Burkina Faso, anunciou o Governo maliano num comunicado transmitido sábado à PANA.
À chegada das unidades das FAMA, os assaltantes abandonaram também o gado roubado e dirigiram-se em direção desconhecida, acrescenta o comunicado, precisando que os 19 corpos foram encontrados depois de uma busca operada pelos militares nos acampamentos vizinhos.
Na sua nota, o Governo maliano felicita as FAMA "pela prontidão com que socorreram as populações em perigo e apresenta as suas sinceras condolências às famílias das vítimas”.
Apela às populações nas zonas abaladas pela insegurança para manterem a calma e a contenção, e exorta todas as partes a trabalhar para a resolução pacífica dos seus diferendos e à reconciliação através do diálogo.
O Governo maliano convida ainda as populações a colaborar, a apoiar, a acompanhar e a encorajar as Forças Armadas Malianas, "neste combate incansável contra as forças obscurantistas que trabalham para obstruir a coesão social”.
O centro do Mali é teatro de ataques terroristas e conflitos intercomunitários, nomeadamente entre criadores fulas e agricultores dogos, que fizeram centenas de mortos e milhares de deslocados, nos últimos anos.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/IZ 17nov2019