Agência Panafricana de Notícias

18 pessoas detidas por tentativa de migração ilegal nas costas da Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – Dezoito pessoas foram detidas, das sete homens e 11 mulheres, na cidade tunisina de Sfax (sul) por tentativa de migração ilegal, a partir das costas desta parcela do país, anunciou uma fonte de segurança tunisina.

As pessoas detidas são de nacionalidades diversas, provenientes de países subsarianos, estavam a bordo duma embarcação pesca.

Uma das mulheres foi surpreendida quando apeava da embarcação por dores de parto e foi imediatamente transferida com emergência para o hospital universitário de Sfax.

A embarcação foi apreendida e os ocupantes entregues à equipa de orientação marítima para um inquérito, explicou a mesma fonte.

Estima-se em quatro mil o número de migrantes tunisinos ilegais registados desde o início do ano de 2018 contra 60 mil migrantes regulares, indicou o Escritório da Organização Internacional das Migrações (OIM) em Túnis.

O presidente do Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais, Massoud Ramadani, tinha indicado, em setembro último, que, entre janeiro e agosto de 2018, mais de três mil 800 migrantes tunisinos ilegais chegaram à Itália contra mil 721 assinalados durante o período do ano anterior

-0- PANA YY/IN/BEH/CJB/DD 05dez2018