Lomé, Togo (PANA) – O período das festas de fim de ano foi mortal, em Lomé, com 74 casos de acidentes rodoviários que resultaram em 18 mortos e vários feridos, apurou a PANA de fontes hospitalares, na capital togolesa.
De acordo com o Departamento de Emergências do Centro Hospitalar Universitário (CHU) Sylvanus Olympio, hospital de referência no país foram registados sete mortos, de 24 a 25 de dezembro (Natal), e 11 outros de 31 de dezembro a 1 de janeiro (Ano Novo).
Quanto aos feridos, o Departamento de Emergências aponta casos de fraturas, contusões, abrasões e politraumatismo, precisando tratar-se de dados referentes apenas à capital, uma vez que as outras cidades ainda não forneceram as suas estatísticas.
As principais causas são o abuso do álcool, a imprudência na estrada, a não utilização de capacetes para motociclistas e intoxicações alimentares, devidas maioritariamente ao álcool.
No ano passado, durante o mesmo período, o serviço de emergência registou 121 casos de acidentes.
Para prevenir os acidentes, especialmente os fatais durante as festas, o Governo introduziu, desde 16 de dezembro último, o teste de alcoolemia para desencorajar aqueles que abusam do álcool, mesmo enquanto conduzem.
De 1 de agosto a 30 de novembro de 2019, foram registados nas estradas togolesas 181 mortos e dois mil 420 feridos resultantes de mil 757 acidentes.
-0- PANA FAA/DIM/IZ 05jan2020