18 mortos em ataques de rebeldes Chabab contra base militar no sudoeste da Somália
Mogadíscio, Somália (PANA) – Dezoito pessoas foram mortas segunda-feira num ataque perpetrado por elementos do movimento rebelde Chabab contra uma base do Exército somali no sudoeste do país, anunciou o prefeito de Baakoul, Mohamed Abdi Tal.
Numa entrevista telefónica à agência alemã de notícias, Tal precisou que, entre os mortos, figuram 14 membros do movimento rebelde e quatro soldados do Exército que estavam de guarda diante da base da prefeitura de Baakoul.
Os assaltantes atacaram segunda-feira de madrugada a base, com carros armados em três lados diferentes.
O movimento Chabab anunciou nas antenas da sua rádio, Andalous, que os seus combatentes mataram 10 soldados e tomaram o controlo da base, de equipamentos e de armas encontrados no local.
O site de informação "La Nouvelle Somalie" (Anova Somália) indicou que as autoridaes da província do sudoeste enviaram reforços e retomaram o controlo da base após a retirada dos rebeldes.
O ataque acontece um dia após o anúncio feito pelo governador da província do sudoeste, Abdelaziz Hassan Mohamed, do início das operações contra combatentes do movimento islamita e terrorista, assinala-se.
Por sua vez, o Tribunal Supremo somalí condenou à morte, segunda-feira, Anchour Othman Aboubacar, de 21 anos de idade, e Mohamed Ali Boro, de 25 anos de idade, ambos combatentes do movimento Chabab, acusados de estarem implicados em atentados que fizeram numerosos mortos civis em Mogadíscio, incluindo o cometido a 29 de setembro de 2018 contra um hotel e que fez 32 mortos.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 21maio2019