Túnis, Tunísia (PANA) - As unidades de segurança tunisinas prenderam, na terça-feira à noite, 18 pessoas de diferentes nacionalidades africanas que tentavam atravessar ilegalmente as fronteiras marítimas tunisinas, desde as costas da região de Monastir até Itália, informou uma fonte de segurança tunisina.
O organizador da operação, um tunisino nativo da mesma região, foi igualmente capturado e detido juntamente com os outros, na pendência de medidas regulamentares contra eles, declarou a mesma fonte.
Desde a adoção de medidas de abrandamento no quadro do desconfinamento dirigido, em maio último, as tentativas de migração clandestina retomaram-se com novo vigor, a partir das costas tunisinas.
Durante este período, foram detidas mais de mil e 100 pessoas, das quais 38 por cento de nacionalidade tunisina e os restantes subsaarianos que tentavam chegar ilegalmente à Europa.
De acordo com o Fórum tunisino dos Direitos Económicos e Sociais, que acompanha de perto as operações de migração ilegal, estas tentativas continuarão no período próximo devido à deterioração da situação económica e social na Tunísia.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 17junho 2020