Túnis, Tunísia (PANA) - Um total de 178 migrantes clandestinos de diferentes nacionalidades encontram-se, desde domingo, no porto de Bengardane, uma cidade tunisina próxima da fronteira com a Líbia, depois de terem sido socorridos pela Marinha tunisina, anunciou o Crescente Vermelho tunisino.
Dois corpos sem vida foram igualmente recuperados e transferidos para a morgue do hospital da cidade, precisou a mesma fonte, dando conta de três feridos, vítimas de queimaduras contraídas durante disputas entre migrantes a bordo da sua embarcação.
As autoridades tunisinas estão a buscar um novo local para os colocar em isolamento sanitário, pois o centro de acolhimento de Djerba atingiu sábado os limites da sua capacidade de 276 migrantes.
O porta-voz da Gendarmaria tunisina, Houssamediinne Jebabli, indicou que uma patrulha da zona marítima de Nabeul (nordeste) socorreu domingo 19 migrantes e que uma segunda patrulha salvou 17 outros ao largo das costas da ilha de Kerkannah (centro-leste), após o naufrágio da sua embarcação.
Os fluxos dos migrantes continuam nos últimos dias com um ritmo muito intenso, explicou o responsável tunisino, precisando que unidades da Marinha tunisina frustraram, no período de 13 a 19 de junho corrente, 38 tentativas de migração clandestina e detiveram 541 pessoas.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 28junho2021