Agência Panafricana de Notícias

176 soldados belgas desdobrados no Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Um grupo de 176 soldados do Exército belga será enviado ao Mali a partir de 1 de julho próximo e a Bélgica vai assumir no mesmo dia o comando da Missão Europeia de Formação e Treino do Exército Maliano (EUTM), que opera neste país da África Ocidental há dois anos.

Esta decisão foi tomada sexta-feira durante uma reunião do Conselho de Ministros organizada em Bruxelas, indica um comunicado governamental.

O comando da EUTM é atualmente assegurado pela Alemanha.

Cerca de 90 soldados belgas estão operacionais na base militar de Koulikoro (próximo de Bamako) onde são encarregue de garantir a proteção do contingente da EUTM, composto por soldados de diferentes nacionalidades europeias.

No seio do contingente belga que será enviado a 1 de julho ao Mali 55 oficiais instrutores serão encarregues da formação do Exército maliano, precisa o comunicado.

Os soldados belgas serão encarregues da formação dos militares malianos em Tombouctou e em Gao, revela o comunicado.

Paracomandos belgas foram desdobrados várias vezes em África, principalmente na RD Congo, ex-colónia da Bélgica, onde intervieram pela primeira vez em 1960 porque depois da proclamação da independência deste país rebeldes ocuparam a cidade de Kinsangani, ameaçando exterminar os membros da comunidade belga residente nesta região.

Segundo historiadores, pelo menos 80 mil belgas residiam na RD Congo na altura da proclamação da independência desta ex-colónia da Bélgica, a 30 de junho de 1960.

-0- PANA AK/IS/SOC/MAR/TON 06fevereiro2016