Agência Panafricana de Notícias

172 migrantes clandestinos nigerinos repatriados da Líbia de voo

Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e setenta e dois emigrantes clandestinos nigerinos foram repatriados quinta-feira a partir do aeroporto de Maitigua, no subúrbio leste de Tripoli, pelo escritório de luta contra a emigração clandestina nesta cidade, soube-se de fonte oficial no local.

A operação, na qual participou também a Organização Mundial para a Migração (OIM), inscreve-se no quadro dos seus esforços para se eliminar a emigração clandestina através do repatriamento dos migrantes ilegais a partir da Líbia, de acordo com a fonte.

Numa declaração à imprensa sexta-feira, um coordenador da OIM em Tripoli precisou que a expulsão foi efetuada depois de se ter agrupado emigrantes de diferentes centros de acolhimento na capital líbia, Tripoli, estimados em 172 indivíduos.

Porém, se trata de uma tarefa árdua pois são muito ativas, em várias cidades líbias, redes de tráfico de migrantes que conseguem fazer passar clandestinamente estes indivíduos da Líbia para países europeus, disse a fonte.

Entre as cidades líbias referenciadas figuram as de al-Qarabolli, Sabratha e Zouara, no oeste do país, donde partem navios para as costas da Europa, acabando muitas as vezes por naufragar, com centenas de vidas humanas a bordo, no Mar Mediterrâneo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 31mar2017