Agência Panafricana de Notícias

172 Cidadãos maurícios repatriados do Reino Unido em 2013

Port- Louis, ilhas Maurícias (PANA) – Cento e setenta e dois Maurícios foram repatriados do Reino Unido em 2013 e 38 outros o foram desde o início do ano de 2014, declarou terça-feira em Port-Louis, o primeiro-ministro maurício, Navin Ramgoolam.

Discursando sobre a mesma matéria no mesmo dia diante do Parlamento, Ramgoolam pediu aos Maurícios para respeitarem todas as exigências de entrada no Reino Unido a fim de não correrem o risco de ser repatriados.

Interrogado pelo chefe da oposição, Paul Bérenger, sobre o regresso quinta-feira última de uma Maurícia de 19 anos deste país europeu, ele indicou que a mesma nunca fez, antes da sua partida da ilha em 2011, uma declaração à Polícia sobre qualquer ameaça contra a sua pessoa.

Segundo o primeiro-ministro maurício, a Maurícia Yashika Bhageerathi pediu asilo ao Reino Unido, alegando ter sido ameaçada de estupro nas ilhas Maurícias, mas o seu pedido foi rejeitado pelas autoridades britânicas da migração.

"Ao regressar às ilhas Maurícias, a 3 de abril, a Polícia interrogou-a no aeroporto propondo-lhe uma proteção policial, mas ela recusou. Por outro lado, ela recusou-se a fazer uma declaração relativa à sua segurança nas ilhas Maurícias”, acrescentou Ramgoolan.

Reafirmou que as ilhas Maurícias são reconhecidas no plano internacional como país democrático onde prima o direito.

-0- PANA NA/SEG/AKA/AAS/IBA/CJB/DD 09abr2014