Agência Panafricana de Notícias

17 soldados mortos em ataque armado no sul da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos 17 soldados do Exército líbio foram mortos durante um ataque armado, sexta-feira, contra o posto de controlo al-Soukna, situado entre a localidade de al-Cherif e a cidade al-Chati (sul), indicaram fontes locais citadas pelo jornal al-Hadeth.

Os 17 soldados mortos estavam encarregados de proteger aquele ponto de passagem e foram surpreendidos por um grupo armado que disparou contra eles, matando-os imediatamente antes de levar consigo os seus veículos, precisaram as mesmas fontes.

O hospital geral de al-Jouffra recebeu os restos mortais destes soldados pertecentes ao Batalhão 168 Soldados mortos a tiro e decapitados, indicou uma fonte do hospital.

Ainda não transpirou nenhuma informação sobre os autores do ataque, mas a imprensa atribuiu-o a um grupo de radicais islamitas, que já se tinham identificado com o Estado Islâmico (Daach).

Entregue a milícias, a Líbia está mergulhara no caos de segurança e político desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011.

O país é dirigido por dois Governos e dois Parlamentos rivais que disputam o poder, sendo um instalado no oeste e o outro no leste, este último reconhecido pela comunidade internacional.

Esta situação foi qualificada de "caos político e de segurança" pelo ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, quarta-feira à noite, durante a festa de Ano Novo com os soldados franceses destacados em N'Djamena, Tchad, precisando que o país se transformou em "santuário terrorista".

"Seria um erro profundo para a comunidade internacional ficar passiva face ao desenvolvimento dum tal foco de terrorismo no centro do Mediterrâneo. Não se deve aceitar isso", frisou, insistindo novamente na necessidade de se intervir neste país da África do Norte.

-0- PANA/BY/BEH/MAR/IZ 02jan2015