17 novos casos de covid-19 no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) - O Ministério congolês da Saúde e da População anunciou, quarta-feira, 117 novas infeções, 117 recuperações e uma morte da covid-19.
Num comunicado emitido no final da reunião da Coordenação Nacional para a Gestão da Pandemia do Coronavírus, o Ministério indica que a situação tem estado até agora geralmente sob controlo.
Todavia, a mesma suscita receios de uma evolução desfavorável da pandemia, especialmente desde o final de outubro, devido ao abrandamento geral da vigilância, acrescentou.
Até 25 de novembro corrente, o Congo registou, desde 14 de março último, um total de 5.632 casos de coronavírus, dos quais 4.998 foram curados, cerca de 600 ainda estão ativos e 93 pacientes morreram, segundo a nota governamental.
Além disso, a Coordenação Nacional lamentou um afrouxamento geral da população.
Por exemplo, justificou, observa-se "o desrespeito dos gestos de barreira durante os velórios e enterros, transformando estes eventos em verdadeiros focos de contágio".
O mesmo se aplica "ao laxismo no uso de máscaras, que são frequentemente usadas de forma não conforme, ou mesmo abandonadas".
Finalmente, a Coordenação Nacional deplora a abertura ilegal, ou o desvio puro e simples das recomendações relativas a locais de recreio por parte de muitos proprietários de discotecas, apesar de estarem oficialmente proibidos de operar.
Estes lugares, que são verdadeiros focos de contágio devido à superlotação e à total falta de respeito pelos gestos de barreira, "são atualmente oportunidades para a contaminação de muitos dos nossos compatriotas".
-0- PANA MB/JSG/DIM/IZ 26nov2020