17 mortos em explosão no aeroporto internacional de Mogadíscio
Mogadíscio, Somália (PANA) – Dezassete pessoas morreram e 28 outras ficaram feridas na explosão duma bomba perto do aeroporto internacional de Mogadíscio, indicaram fontes médicas.
A imprensa relatou, citando o diretor do hospital de Mogadíscio, Mohamed Youcef, que a estrutura sanitária recebeu 17 corpos se vida e 28 feridos, incluido 12 num estado crítico.
Segundo uma rádio privada somali, a explosão que visava um controlo da segurança na estrada que leva ao aeroporto, provocou um incêndio em vários locais de comércio.
A explosão aconteceu uma semana depois da morte de 26 pessoas, incluindo estrangeiro, num ataque contra um hotel na cidade costeira de Kismaayo, no sul do país, de acordo com a fonte.
O sucedido é o mais violento ocorrido em Kismayo, desde que elementos do movimento Chabab foram expulsos desta parte do país, em 2012.
O Presidente somalí, Mohamed Abdallah Formajo, afirmou que a guerra contra grupos terroristas não se limita à Somália, mas que deve concernir também a todos os países da região apelados a combater extremistas, de maneira concertada e segundo uma mesma visão.
O Presidente fez esta afirmação durante um jantar oferecido a uma delegação da União Africana liderada pelo ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, enquanto presidente do Mecanismo de Alto Nível da União Africana encarregue do Sudão.
Citado pelo site de informação "La Nouvelle Somalie “, o Presidente Formajo afirmou que a República Federal de Somália se encontra numa posição geográfica estratégica, o que, a seu ver, lhe dá uma liderança no domínio do comércio e da diplomacia em relação a outros países da região.
-0- PANA YY/IN/IS/SOC/MAR/DD 22julho2019