Agência Panafricana de Notícias

168 emigrantes clandestinos socoridos ao largo da costa líbia

 

Trípoli, Líbia (PANA) - Guardas costeiros líbios socorreram 168 emigrantes clandestinos de várias nacionalidades, que se dirigiam para as costas europeias, a bordo de dois barcos de madeira, soube a PANA de fonte oficial.

barco de patrulha da Guarda Costeira e da Segurança Portuária da Líbia durante duas operações distintas.

Os emigrantes foram desembarcados em Zaouia, a 45 quilómetros a oeste de Trípoli para depois serem encaminhados com segurança para seus países de origem, segundo um comunicado oficial.

Já foram desembarcados na costa da Líbia 629 emigrantes clandestinos entre 15 e 21 de maio corrente, depois de intercetados ou resgatados pela Guarda Costeira da Líbia, informou o Gabinete da Organização Mundial para as Migrações (OIM) na Líbia.

Segundo a OIM, desde o início de 2022, cerca de 6.340 emigrantes trazidos de volta à Líbia após terem sido intercetados no mar Mediterrâneo, dos quais 5.557 homens, incluindo 212 menores, e 510 mulheres, incluindo 61 menores.

Um país de trânsito e destino de migrantes, a Líbia está confrontada nos últimos anos com ondas de migrantes ilegais que procuram atravessar o Mediterrâneo em direção das costas europeias.

-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 26maio2022