Agência Panafricana de Notícias

160 militares malianos libertos no Norte do Mali entregues às autoridades governamentais

Bamako, Mali (PANA) - Cento e sessenta militares malianos capturados pelos rebeldes e por grupos islamitas durante a tomada de três regiões do Norte do Mali, designadamente Tombouctou, Gao e Kidal, foram libertos domingo último e entregues terça-feira à tarde em Bamako às autoridades malianas, na presença do Presidente interino do país, Dioncounda Traoré.

Esta libertação foi possível graças ao envolvimento do Alto Conselho Islâmico do Mali que se reuniu recentemente com o chefe do grupo islamita An-Sardine que detinha os militares.

O novo Presidente maliano prestou uma vibrante homenagem aos militares libertos, sublinhando que o Mali conta ainda com eles para recuperar a sua integridade territorial.

Os rebeldes tuaregues agrupados no seio do Movimento Nacional para a Libertação do Azawad (MNLA) e dos grupos islamitas ocupam todo o Norte do Mali, ou seja dois terços do território nacional, desde 31 de março último.

Os rebeldes do MNLM proclamaram unilateralmente a independência desta parte do país mas o ato foi denunciado por toda a comunidade internacional e por todas as forças vivas e partidos políticos do Mali.

Por seu turno, o grupo An-Sardine e Al Quaida para o Magrebe Islâmcio desejam impor Charia (lei islâmica) não só no Norte do Mali, mas em todo o território maliano.

-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 18abril2012