Agência Panafricana de Notícias

16 países africanos ameaçados por sarampo

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- Dezasseis países da África Ocidental e Central estão ameaçados por uma recrudescência do sarampo, revela um comunicado conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) publicado quinta-feira em Nova Iorque.
Segundo a nota, que cita um relatório, 22 mil 364 casos incluindo 185 mortais foram registados na África Ocidental e na África Central desde 28 de Março deste ano.
O relatório sublinha igualmente que um défice do orçamento da campanha de acompanhamento do sarampo estimado em 16 milhões de dólares americanos para África vai pôr em perigo a saúde das crianças se os doadores e os Governos não fizerem bastante esforços para dar as respostas apropriadas.
Segundo as estatísticas das Nações Unidas, em média 66 porcento das crianças na África Ocidental e Central receberam uma dose de vacina contra o sarampo no seu primeiro aniversário através dos serviços sanitários de rotina em 2008.
O relatório da OMS e do UNICEF indica contudo que os esforços consentidos pelos Governos em colaboração com os parceiros traduziram-se por uma redução de 92 porcento dos casos no período de 2000-2008 na região.
Ele acrescentou que na África Ocidental e Central, a maioria dos países apenas vacinaram perto de 80 porcento das suas populações através das campanhas de vacina de rotina, enquanto ele instou a vacinar até 95 porcento.
O relatório baseou-se na grande epidemia de sarampo no Burkina Faso onde se registou mais de 50 mil casos e 340 falecimentos e outras declarações da doença no Benin, na Guiné-Conakry, no Mali, no Níger e no Senegal com 68 mortes dos 16 mil e 808 casos recenseados.
"O 2010 é um ano crucial para atingir o objectivo das Nações Unidas para reduzir a mortalidade ligada ao sarampo de 90 porcento, mas há o risco de se inverter a tendência se nada for feito para evitar o reaparecimento da doença", previnem as duas agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU).