Tripoli, Líbia (PANA) - Um navio-patrulha Guarda Costeira líbia socorreu terça-feira 16 migrantes clandestinos de várias nacionalidades quando se dirigiam para as costas europeias numa lancha, anunciou uma fonte militar Líbia.
Num comunicado, o porta-voz das forças navais líbias indicou que os migrantes foram desembarcados na base naval, em Tripoli, antes de serem transferidos para o Órgão de Luta contra a Migração Clandestina, que acompanhará o processo até ao repatriamento dos mesmos.
Na segunda-feira, os guardas costeiros líbios socorreram 93 outros migrantes de diferentes nacionalidades africanas que também se dirigiam para as costas europeias.
Um total de 10.917 migrantes clandetinos foram resgatados, entre janeiro e junho deste ano, de acordo com as estatísticas da Marinha líbia.
País ao mesmo tempo de destino e de trânsito, a Líbia enfrenta uma onda de migrantes clandestinos devido à insegurança que reina no país após o colapso dos órgãos da segurança e militares na ressaca da Revolução de 17 de Fevereiro de 2011.
Esta situação tem sido aproveitada por redes de contrabandos de migrantes para explorar a angústia dos candidatos à emigração clandestina para Europa
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 08julho2021