Agência Panafricana de Notícias

153 novos Nigerianos repatriados da Líbia

Abuja, Nigéria (PANA) – A Agência Nacional de Gestão das Situações de Emergência da Nigéria (NEMA) acolheu, esta quarta-feira, um grupo de 153 novos Nigerianos que estavam bloqueados, na Líbia.

As outras agências que receberam os repatriados são o Serviço Nacional de Imigração, a Agência Nacional para a Proibição do Tráfico de Seres Humanos, a Autoridade Federal dos Aeroportos da Nigéria (FAAN) e a Força Especial contra o Tráfico do Estado de Edo.

Os repatriados integram 59 mulheres, quatro raparigas e sete meninas, bem como 78 adultos do sexo masculino e cinco jovens.

O diretor-geral da NEMA, Mustapha Maihaija, que acolheu oficialmente os repatriados, disse aos jornalistas que estes Nigerianos aterraram na zona de frete do aeroporto internacional Murtala Mohammed de Lagos, por volta das 03:45 horas locais.

Ele indicou que estes Nigerianos foram repatriados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pela União Europeia (UE), no quadro do Programa de Regresso Voluntário Assistido (AVR).

Eles estiveram bloqueados na Líbia na tentativa chegarem à Europa.

-0- PANA MON/AR/NFB/BEH/FK/IZ 28ago2019