Agência Panafricana de Notícias

150 mil novos migrantes clandestinos entram na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Cerca de 150 mil imigrantes ilegais entram mensalmente na Líbia, incluindo combatentes e extremistas essencialmente jovens, afirmou o conselheiro jurídico do Exército líbio, Salaheddine Abdelkarim, citado esta segunda-feira pela imprensa líbia.

Numa declaração à imprensa esta segunda-feira, Abdelkarim revelou que quase 20 porcento destes migrantes continuam a sua viagem a partir da costa líbia para a Europa, enquanto 80 porcento permanecem no país, o que aumenta o peso para as autoridades legítimas que têm dificuldades para estabilizar este rico país petrolífero da África do Norte mergulhado no caos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011, deplorou.

Sobre a capacidade do Exército com as suas potencialidades atuais de lutar contra a imigração clandestina no vasto deserto líbio e no litoral que se estende numa distância de dois mil quilómetros face à Europa e no Mar Mediterrâneo, o conselheiro jurídico do Exército sublinhou que " é difícil".

Ele acrescentou que os imigrantes chegam por "vagas sucessivas com uma média de cerca de cinco mil imigrantes por dia à fronteira com os países vizinhos, em particular provenientes do Sul sem interrupção".

País de acolhimento e de passagem dos imigrantes, a Líbia está confrontada desde a destituição, em 2011, do regime de Kadafi com um fluxo contínuo de imigrantes que aproveitam o caos de segurança no país devido à ausência das estruturas do Estado para se deslocar à outra margem do Mar Mediterrâneo.

-0- PANA BY/BEH/FK/TON 10 agosto 2015