Agência Panafricana de Notícias

150 migrantes clandestinos detidos ao largo de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Os guardas costeiros líbios detiveram quarta-feira um barco transportando 150 pessoas candidatas à emigração clandestina para a Europa a partir do litoral líbio, anunciou o Ministério do Interior.

Os migrantes de diversas nacionalidades africanas foram transferidos para o porto marítimo de Tripoli para serem concentrados num centro de retenção para emigrantes clandestinos antes do seu repatriamento, acrescentou o Ministério líbio do Interior.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou quarta-feira que 12 corpos foram salvos pelos guardas costeiros líbios no quadro do naufrágio domingo dum barco com capacidade de 200 assentos, e que poderia ter transportado mais.

O ACNUR garante que as operações de busca e salvamento continuam em curso no Mediterrâneo, ao largo das costas líbias.

Cerca de 217 pessoas no total teriam encontrado a morte por afogamento desde o início deste ano, ao largo das costas líbias na tentativa de atravessar o Mediterrâneo, revelam estatísticas do ACNUR.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da migração, fronteiriço com seis países subsarianos, a Líbia faz face a uma vasta onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi, em 2011.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 10julho2014