Bamako, Mali (PANA) - Um total de 150 cidadãos malianos, incluindo 13 mulheres e 19 crianças, todos repatriados voluntatariamwnte da Líbia, regressaram terça-feira ao seu país, soube a PANA junto do Ministério dos Maliano do Exterior.
Foram recebidos no aeroporto de Modibo Kéita, em Bamako, pelo chefe de gabinete do Ministro dos Maliano do Exterior, Mohamed Ag Albachar, acompanhado pelas autoridades de segurança e saúde, pelo representante do Alto Conselho para os Malianos no Exterior e pelos representantes da Organização Internacional para Migração (IOM) que fretou o avião que os transportou.
Num breve discurso, Mohamed Ag Albachar assegurou aos seus compatriotas que todos os arranjos foram feitos para o seu apoio com a ajuda de parceiros.
Após a verificação habitual, as 150 pessoas regressaram ao centro de acolhimento do Ministério dos Malianos residentes no estrangeiro, em Niamakoro, distrito da comuna VI no distrito de Bamako, onde ficarão alguns dias para assistência antes de se juntar às sua famílias.
Segundo a mesma fonte, este voo é o primeiro de uma série de cinco que vai permitir que mais de 800 cidadãos malianos, que se encontram na Líbia e na Argélia, regressem à sua terra natal.
-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 14abril2022