15 pessoas morrem na passagem da tempestade Daniel no leste da Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Quinze pessoas morreram em diferentes zonas da região do leste da Líbia, sacudida pela tempestade Daniel, que chegou domingo último da Grécia, soube a PANA de fonte oficial.
O sucedido levou o Governo líbio de Unidade Nacional e autoridades locais a proclamarem estas zonas afetadas "zonas sinistradas", de acordo com a fonte.
Fortes chuvas e ventos violentos sacudiram a região leste do país desde domingo, implicando inundações e correntezas de água que invadiram casas, estradas e campos agrícolas, imobilizando famílias nas suas residências bem como algumas pessoas nos seus veículos, segundo a fonte.
O diretor do Centro Médido de Beidha, Abderrahim Mazeg, declarou à Libya Al-Ahrar (cadeia de televisão privada) que, até ao momento, só foram registados 12 mortos, devido a inundações nas cidades de Beidha e Chahat.
Do seu lado, o Crescente Vermelho, secção de Beihda, anunciou ter perdido um voluntário arrastado por um torrente de água quando tentava socorrer tarde uma família domingo à noite.
Por sua vez, o diretor do Hospital Takenis, Khaled Issa, anunciou à cadeia televisiva Al Ahrar que uma menina de 10 anos de idade foi encontrada morta esta segunda-feira de manhã depois de arrastada pelas águas com um seu irmão para quem prosseguem as buscas.
Acrescentou igualmente que o corpo de um jovem militar, anteriormente dado como desaparecido, foi encontrado sem vida e resgatado de imediato, assinalando por outro lado que mais de 50 casas desabaram e que todas as estradas estão cortadas.
Disse esperar que o Estado envie helicópteros para facilitarem as buscas e operações de socorro.
Para fazer face a esta catástrofe, o Governo líbio declarou as cidades afetadas pelas enxurradas como "zonas sinistradas".
O primeiro-ministro líbio, Abdulhamid Aldabaiba, disse ter apelado a todas as equipas de socorro para se dirigirem para a região oriental do país a fim de dar ajuda, anunciado também ter-se comunicado com todos os Ministérios sobre o asssunto.
Pediu particularmente ao Ministério da Saúde e a todas agências de serviços a deslocarem-se à mesma região a fim de assistirem os concidadãos afetados por esta tragédia.
Por sua vez, o Conselho Presidencial líbio apresentou as suas condolências e a sua simpatia às famílias enlutadas pela tempestade Daniel.
As Nações Unidas dizem acompanhar de perto esta situação de emergência, exprimindo igualmente as suas "sinceras condolências" às famílias das vítimas.
Também se disseram prontas para apoiar os esforços envidados por autoridades locais a fim de lidarem com esta intempérie a nível local e nacional, lê-se num comunicado publicado esta segunda-feira pela Missão das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
Finalmente, o Centro Nacional de Meteorologia anunciou que o regresso de uma estabilidade completa da situação meterológica se fará sentir a partir da terça-feira.
Enquanto isto, vaticinou chuvas cada vez fortes em diversas regiões, nas horas que seguem.
A seu ver, o epicentro da tempestade Daniel situa-se, até ao momento, na região do leste do país.
Sábado, fortes chuvas abateram-se sobre a cidade capital líbia, Tripoli, provocando inundações importantes.
-0- PANA BY/JSG/DD 11setembro2023